Livros Recomendados

Segue a lista das principais leituras que recomendamos. Eventualmente vamos atualizar este post.

O Investidor Inteligente

O Investidor Inteligente é talvez a obra mais conhecida de Value Investing no mundo. Escrita por Benjamin Graham (um dos mentores de Warren Buffett), é uma tentativa de transmitir o conhecimento da leitura mais densa Security Analysis para o grande público. Principais conceitos ensinados pelo livro:
– Conceito do Senhor Mercado
– Conceito de Margem de Segurança
– Ações são um pedaço de um negócio

 

Poor Charlie’s Almanack

(apenas em inglês)
Livro escrito pelo vice-presidente da Berkshire Hathaway e braço direito de Warren Buffett. Um homem de poucas palavras, mas quando fala agrega muito. Recebeu apelido “Nothing to add Charlie” (ou “Charlie: aquele que nada tem a adicionar”) como uma referência a sua postura nas reuniões anuais da Berkshire Hathaway. Um livro que vai além de negócios, aborda máximas de como viver a vida, como por exemplo:
Três regras para a vida:
1. Baixas Expectativas
2. Cerque-se de pessoas que você gosta de conviver
3. Não leve a vida muito a sério, tenha senso de humor
Três regras para uma carreira de sucesso:
1. Trabalhe com alguém que você admira
2. Não venda algo que você não compraria
3. Não trabalhe com pessoas que você não respeita

 

Ações Comuns, Lucros Extraordinarios

Podemos dizer que Phil Fisher teve um forte impacto na carreira de Warren Buffett. Diferentemente da metodologia de Ben Graham que ensinava comprar empresas boas ou regulares a um preço barato, Phil Fisher apresentou uma metodologia focada em identificar empresas de extrema qualidade, com diferencial competivo duradouro (moat) e aceitar pagar um preço justo por elas.
Daí surgiu a frase: “É preferível uma boa empresa a um preço justo do que uma empresa ruim a um preço barato”.

 

Equity Asset Valuation

(apenas em inglês)
Livro texto recomendado do CFA Institute para aplicar Valuation em empresas. Vai desde análise de empresas listadas até empresas de capital fechado. Aborda diversas metodologias, incluindo modelos DCF, modelos relativos, modelos residuais e mais. Excelente fonte de conhecimento e para consulta posterior.

 

O Cisne Negro

Livro de Nassim Taleb que aborda como a academia de finanças e economia tradicional trata os assuntos risco e incerteza de forma equivocada. Ele apresenta também a forma que ele gosta de encarar estes tópicos. Uma frase do livro é “assim como subestimamos o impacto da sorte na vida, sobreestimamos o impacto em jogos de azar”.

 

Exuberância Irracional

(apenas em inglês)
Livro de Robert Shiller, vencedor de prêmio nobel pelo seu trabalho no campo de finanças comportamentais. Tópico muito importante que todo investidor deve conhecer, dado que prova que o ser humano possuí falhas cognitivas e emocionais que impactam suas habilidades de investimento.

 

Dark Side of Valuation

(apenas em inglês)
Este livro de Aswath Damodaran, conhecido como o Papa do Valuation, aborda tópicos interessantes sobre como valuar empresas não-convencionais.

 

A Bola de Neve

Biografia de Warren Buffett, contando detalhes da sua vida profissional e pessoal. Boa fonte de inspiração. Leitura longa.

 

Buffett e a Análise de Balanços

Este pequeno livro explica de forma simples pontos importantes de análise nos demonstrativos financeiros de uma empresa. Entendemos ser uma boa para quem está começando e não entende muito de contabilidade.

 

Mundo Financeiro: O olhar de um gestor

Livro escrito pelo gestor Alexandre Póvoa, visão interessante sobre a indústria de fundos de investimentos. Esclarece o conflito de que algumas vezes os fundos de investimento estão mais preocupados em não performar mal quando seus concorrentes performam bem do que na qualidade dos investimentos que possuem na carteira.

Receba grátis nossos conteúdos exclusivos sobre investimentos

Junte-se a diversos investidores que já recebem informações valiosas sobre como investir melhor

Fique tranquilo, jamais divulgaremos seu email!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Falar diretamente com o Ricardo